31 de julho de 2009

Você conhece a piada do não, nem eu?

Como manter o emprego em 5 passos?

Se desejar ler, postei a minha opinião, antes de tudo, sobre a crise económica e o que está a ocorrer a nível mundial, no tópico: A crise nos tempos de hoje

Se não deseja perder o seu emprego neste mar de mágoas e desilusão, ofereço-lhe algumas dicas a seguir (já viu, de graça! Normalmente o que é oferecido é porque não é utilizado, como os conselhos; se fossem utilizados, seriam pagos). Não sou nenhum especialista em recursos humanos, mas senti que podia ajudar, aliás, também li algumas dicas rápidas para saber se estava correcto quanto ao que achava.


Comunicação

A comunicação é a expressão dentro do meio de trabalho. Por isso, para além de ser claro, objectivo e breve, deve também focar-se sempre no assunto principal, sendo também um pouco positivo, principalmente com pessoas negativas.

A linguagem deve ser sempre prática, mas aprimorada. Fale sempre como se fosse o chefe. É importante adquirir uma comunicação gerencial e com atitude. Deste modo, também dará ânimo a quem é negativo (e, como referi ainda agora, com quem você deve ser positivo).

Evite discutir e julgar os outros, todos erramos e no local de trabalho são uma equipa; saiba trabalhar em equipa. Não criticar os seus colegas de trabalho pelas costas é também uma boa opção. Tente sempre corrigir o problema com eles particularmente. Assim, evitará erros que poderão um dia prejudicá-lo a si também.


Estratégia

Crie, estabeleça e cumpra uma estratégia. Essa estratégia irá basear-se no que é mais importante. Comprometa-se a criá-la e estabelecê-la, ou então, ajude o responsável pelo estudo do caso. Deverá ser uma referência, deverá ser aquele que é o primeiro consultado quando surge uma nova ideia, desafio ou problema.

Para isso, você terá que se desviar sempre da primeira ideia que nos surge, que nos parece infalível de início, mas que se torna totalmente o contrário com o tempo. Terá que pensar. Reflectir muito. É também sempre importante manter a visão de curto, médio e longo prazos no negócio ao criar a estratégia.

Nunca se esqueça também que aproveitar as ideias dos outros e desenvolvê-las do seu jeito é óptimo, mas é ainda melhor creditar o autor, para que não tenha problemas futuros e mais: seja ainda mais aceite na empresa, se for o caso.

Depois de a criar, estabeleça e cumpra as suas promessas, as suas metas, sejam elas exigidas, auto-propostas ou simples metas pessoais. O importante é que as cumpra. Para isso, deverá manter-se sempre ocupado, não sendo ocioso, pouco trabalhador. Nunca leve isto tão a sério: nunca deverá estar tão ocupado ao ponto de não poder conceder uns minutos a resolver algum assunto extra. Se chegar a esse ponto, já será prejudicial.

Se eventualmente terminou um dos objectivos antes do tempo previsto e não pode ou não quer continuar as metas seguintes (tome sempre em conta que podem surgir imprevistos), poderá sempre manter-se falsamente ocupado, o que nem sempre é boa ideia.

Se a sua estratégia, ou mesmo de um outro colega seu, não correu bem, não se lamente. Proponha alternativas. E nunca se esqueça que mentir só poderá agravar o problema: se errar, assuma a culpa desse acto.


Ajuda

Os seus colegas poderão também ser os seus melhores amigos no emprego. Quando existem situações complicadas, pessoais, em família, principalmente em casos de saúde, ofereça apoio aos seus colegas. Ser indiferente é talvez o que todos os seus outros colegas fazem. E se todos fazem, ninguém faz. Seja diferente e humano, destaque-se pela positiva.

Mesmo que não sejam situações tão complicadas ou mais pessoais, às quais você também não deve querer parecer intrometido, pode ajudar de outras formas, principalmente no trabalho. Sempre que entender que pode e sabe como ajudar, ofereça ajuda.

Oiça desabafos e compreenda. Muitos dos problemas dos seus colegas são também os seus; se os entender de outra perspectiva, poderá achar mais facilmente uma resolução.

Tente contribuir mais para as tarefas quando sentir que pode constar na lista de demissões; deste modo espera-se que os seus superiores valorizem o trabalho por si realizado.

Contactar outras pessoas, e essas mesmas pessoas podem ser estes seus colegas, é também óptimo para aprimorar novas ideias, aguçar ainda mais o seu pensamento e modo de ver as coisas, e trará mais inovação.


Respeito

O primeiro dos valores para ganhar a confiança dos outros, e de igual forma os respeitar, é ser pontual. Se andar sempre atrasado, espera que contem consigo? Nem só a pontualidade é importante. Deverá sempre ter em atenção as hierarquias e os procedimentos a ter quando ocorrem determinadas situações. Também não esteja sempre a atender o seu telemóvel.

No telefone, é importante respeitar sempre a pessoa que liga, principalmente se você está sempre a atender chamadas, que, mesmo que sejam chatas, desinteressantes e sem relevo, devem merecer toda a atenção para sermos reconhecidos por dar a melhor marca à empresa. Se forem chamadas pessoais, nunca se dirija para as pessoas como “Então, amigão?”, “Olá linda”, “Tudo bem, meu filho?” ou “Oi, meu bem”.

Documentos dos seus colegas são o trabalho deles, tal como você tem o seu. Respeite-os, e não mexa na mesa deles sem autorização, muito menos nos seus pertences. A não ser que estejam ausentes, mas eu não aconselho.

Além disso, se eles não desejam saber nada sobre a sua vida privada, ou não querem que desabafe com eles, não os faça. Por vezes isso até os pode prejudicar, reduzindo a capacidade de concentração, e o modo de como eles o “vêem”.

Se tem que enviar ou está a enviar e-mails, escreva somente o que falaria se estivesse com a pessoa: não escreva intimidades ou palavras mais “agressivas”. Além disso, se não conhece as pessoas bem e tem realmente confiança nelas, não lhe envie piadas, correntes ou brincadeiras por e-mail, ou mensagens mais íntimas.


Conhecimento

É sempre bom pensar no futuro, e pensar em actualizar-se. Tudo muda cada vez mais rápido, principalmente com o avanço da tecnologia de hoje em dia. E você, caso não estude, não crie um curso de especialização, ficará parado e sem conhecimentos renovados. Dito por outras palavras: poderá ser mais facilmente substituído por alguém com mais conhecimento actualizado na área.

Procure a
instituição certa, o curso certo. Só deste modo nos poderemos aprimorar a nós, profissionalmente, e aos nossos resultados.

Enquanto pesquisa, poderá ler o que há na Internet. Leituras qualificadas e informação útil que encontre são sempre bons meios de actualização rápida e pouco profunda.

Curiosidade Harry Potter 18

Quais são e onde se encontram as Relíquias da Morte?

As relíquias da morte se originam de um conto infantil que faz parte do livro, "Os contos de Beedle", o Bardo. Conta a história de três irmãos que receberam de presente da morte três objetos que os mesmos pediram. Eles os receberam pelo fato de terem conseguido atravessar um rio sem morrer, o que nunca antes havia sido feito.

A primeira era a Varinha das Varinhas, uma varinha tão poderosa que era capaz de vencer qualquer outra que enfrentasse. Ela somente possuía os efeitos surpreendentes se o que estava em seu poder tivesse a obtido por um duelo ou matando o seu antigo dono. Ela pertencera a Dumbledore, ao final o seu legítimo dono seria Harry mas o mesmo não a quis.

O segundo era a Pedra da Ressurreição, que sem que percebesse Voldemort a tinha transformado em um Horcrux. Ela tinha o poder de devolver a vida a entes queridos mas não os trazia peritamente, ficando entre um fantasma e uma pessoa real.

O última era a Capa de Invisibilidade, a verdadeira que não perdia os seus poderes mesmo com o tempo e não poderia ser descoberta por outros feitiços. Ela pertencia a Tiago Potter, que depois veio a ser de Harry.