1 de outubro de 2009

Imagens raras de tartaruga atacando pomba

Quem não se lembra da fábula da lebre e da tartaruga, que nos era contada em crianças? “Certo dia, a lebre desafiou a tartaruga para uma corrida, argumentando que era mais rápida e que a tartaruga nunca a venceria. A tartaruga começou a treinar enquanto era observada pela lebre, que se ria dos esforços da tartaruga. Chegou o dia da corrida.” Leia mais em http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Lebre_e_a_Tartaruga

Nunca se questionou sobre a veracidade de essa história? Afinal, em que circunstância poderia ser uma tartaruga de lento passo mais rápida que a lebre? As fábulas são sempre contadas e recontadas para atribuir valores morais às crianças. Mas as personagens escolhidas foram as melhores? Pense bem.

Enquanto uma espécie de tartaruga, tartaruga-das-galápagos, consegue atingir até 300 metros numa hora, a lebre pode atingir até 55km/h. Ou seja, em circunstâncias normais, um caminho de um quilómetro é percorrido pela tartaruga em 3:20h, a lebre demoraria apenas dois minutos.
Há agora factos que contradizem as nossas desconfianças: foi gravado um documentário sobre a vida selvagem na zona urbana de Porto Alegre, no qual uma espécie de cágado segue seu instinto e caça uma pomba à beira do lago do Parcão.

Com agilidade surpreendente, o réptil captura sua presa e, a seguir, arrasta a ave para o fundo do lago, onde é devorada por diversos cágados.

Confira: http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Geral&newsID=a2377379.xml

Táxis modernos