3 de setembro de 2009

"Está jogando muito, filho!"

17 sites onde baixar fontes para o computador

Aquilo a que nós todos chamamos de fontes para o computador, e que, segundo os “senhores” se deve dizer tipo, torna-se por vezes difícil de nos satisfazer.

Sempre as mesmas fontes, sempre os mesmos estilos. E daí, tentamos procurar mais. O problema, por vezes, é onde arranjar fontes em novos estilos, em sites novos, sem ter que visitar aqueles onde já visitamos durante meses ou anos, e que agora já não trazem algo de novo.

Seja para um trabalho diferente, convites para cerimónias, na criação de “marcas” próprias, ou para integrar um estilo de uma imagem gráfica que criámos, todos nós usamos fontes, e precisamos de novas, à medida que novos desafios surgem.

Agora, e voltando um pouco ao início, para que fique a entender o que escrevi, brasileiros, portugueses e todos os outros habitantes nativos da língua, e que possuem computadores, são obrigados a expressarem-se por fonte. Se alguém falar em tipo, ninguém nos entende.

Aproximadamente a partir dos anos 80 este erro foi introduzido nas nossas casas, ou pelo menos nas casas onde existiam computadores, através das deficientes traduções da Microsoft. Isto porque traduziram font para fonte, mas fonte, em inglês é fount, ou fountain. Em Portugal, também foi adoptada a expressão tipo de letra. Essa mais correcta. Tente falar isso para um brasileiro…

Bem, já nada me admira, as variações ficaram cada vez maiores devido à aproximação do inglês com o Brasil, que originou uma das que considero as maiores catástrofes e atentados à língua portuguesa: mouse/mouses, como acessório de computador.

Não me alongando mais, partirei ao início do objectivo da mensagem. Procurei e descobri alguns sites onde se podem realizar alguns downloads para novos tipos de letra.

Analisarei as primeiras 10, e as outras disponibilizarei apenas em link, para quem desejar visitar.

http://www.fontes.com.pt/ - Fontes e tipos de letras
Um Web site em português europeu, com fontes principalmente mais para a linha desportiva, e de “marcas”. Também possui os tipos de letra com logótipos de desenhos e filmes famosos, como “Os Simpsons”.

http://www.tipos-de-letras.com.ar/ - Tipos de letras
Em espanhol, originário da Argentina, mas que se entende facilmente em português, é um site com todo o tipo de fontes, separadas em diversas categorias, dispostas num menu no lado esquerdo.

http://www.netfontes.com.br/ - NetFontes
Um local onde é possível obter diversos tipos de fontes, desde símbolos até tipos nunca antes vistos, que aconselho especialmente para designers gráficos. Em português brasileiro.

http://www.sofontes.com.br/
- SoFontes
Site que possui alguma publicidade, contudo com opção de tradução de português e inglês. É um site com tipos de letras mais para a escrita diária, ou seja, não com tantos retoques ou de mais difícil leitura corrente. Uma boa opção para quem quer escrever diferente.

http://www.dafont.com/ - Dafont
Em inglês, possui todo o tipo de fontes, actualizado algumas vezes. É um dos mais conhecidos, por isso pode ter algumas das fontes já utilizadas. É útil para quem procura vários tipos de fontes, e consegue encontrar os melhores tipos escondidos nos recantos mais inúteis, para não usar fontes diferentes, mas já conhecidas por alguns.

http://www.acidfonts.com/ - AcidFonts
Em igualmente inglês, centra-se mais em numerais, desenhos e numa linha mais chamativa, e ideal para quem procura escrever palavras ou expressões curtas, e deseja algo diferente.

http://www.1001freefonts.com/ - 1001 Free Fonts
Também em inglês, poderá tornar-se numa opção para quem quer fontes boas para a criação de marcas, ou logótipos para eventos. Todavia, possui algumas fontes muito conhecidas, há que escolher bem.

http://www.themeworld.com/fonts/ - FontEmpire
Possui quase 6000 fontes para download, divididas em 32 categorias diferentes. De entre fontes muito conhecidas, há as únicas do site, pelo que se deve tomar em atenção o que se escolhe. Aliás, esta é uma dica que dou a todos os sites. Em inglês.

http://www.coolarchive.com/fonts.php - CoolArchive
Neste site de língua inglesa, ivididas por categorias de ordem alfabética, e em outras três categorias distintas, as fontes estão disponíveis principalmente por pesquisa. Ideal para quem sabe o que quer. Contém algumas publicidades.

http://www.abstractfonts.com/ - Abstract Fonts
Fontes abstractas, que não são ideais para uso corrente, e sim para marcas e design, em inglês.

http://www.bvfonts.com/ - Blue Vinil Fonts
http://fonts.tom7.com/ - Fonts
http://www.fontfile.com/ - FontFile
http://www.fontpool.com/ - The Font Pool
http://www.007fonts.com/ - 007 Fonts
http://www.fontfoundry.com/ - The Font Foundry
http://www.typedifferent.com/ - TypeDifferent

Novo escritório da Miscrosoft

Casal cria 13 cobras como animais de estimação num apartamento no Líbano