22 de setembro de 2009

A confissão pode esperar

Alimente-se e hidrate-se adequadamente ao correr

Sabia que existem escolhas alimentares que são fundamentais na prática de alguns exercícios, para que possa usufruir de toda a disposição, benefícios dos alimentos e estrutura física?

Sean Fishpool escreveu um livro intitulado de "Para Começar a Praticar Corrida", onde você pode obter algumas dicas para tal. As próximas citações são deste mesmo livro.


Antes da corrida:
Algumas pessoas podem correr 30 minutos depois de fazer um lanche; outras precisam ficar em jejum por horas para exercitar-se com conforto. Não é essencial alimentar-se antes de corridas de uma hora, mas corridas longas exigem planeamento. Um pouco de energia à mão faz diferença. Uma barra de cereais e um suco de frutas funcionam bem para a maioria das pessoas. Evite gorduras e proteínas, porque sua digestão é difícil.

Hidrate-se bem antes de correr. Isso não significa tomar um copo de água pouco antes de partir - você deve bebericar água com frequência ao longo do dia, especialmente na tarde e noite anteriores a uma corrida ou prova matinal longa. Tome cerca de meio litro de água meia hora antes de treinar.

Durante a corrida:
Vale a pena se reabastecer de energia em corridas de mais de 45 minutos e entre as repetições, nas sessões de velocidade curtas e intensas. É essencial manter o estômago confortável, portanto evite alimentos sólidos, excepto os de digestão fácil como barras energéticas e balas de geleia. Outra opção é as bebidas desportivas e os géis.

Normalmente não é necessário beber em corridas de menos de uma hora, mas em dias de calor pode ser perigoso não se hidratar com mais frequência. Ao beber, tome goles pequenos e frequentes. Em corridas longas, aconselha-se um copo pequeno de líquido a cada 15-20 minutos da corrida.

Depois da corrida:
Alimentar-se 30-60 minutos antes da corrida ajuda a reduzir a rigidez e a dor muscular, especialmente após um esforço intenso. Pesquisas mostram que o melhor para a recuperação muscular é o líquido, somado a uma refeição à base de carbohidratos e menos de 30% de proteínas. Existem bebidas e barras especiais para recuperação, mas cereais com leite semi-desnatado e uma banana são uma boa alternativa caseira.

Para restaurar o equilíbrio dos fluidos, o corpo precisa ingerir duas vezes mais água do que a que perde pela transpiração. Crie o hábito de beber mais que o normal por pelo menos duas ou três horas depois de correr. Opte pela água ou por bebidas desportivas com sódio e baixos teores de carbohidratos. Pesar-se antes e depois de uma corrida lhe mostrará exactamente quanto líquido você perdeu (1 quilo é igual a 1 litro). Você saberá quando está adequadamente hidratado porque sua urina terá cor clara.

Para comprar o livro, clique aqui.