5 de julho de 2009

5 minutos de vida

Truques e dicas rápidas para Firefox

Hoje acabam os 5 dias sobre o Firefox. Já deve ter realmente pensado sobre o assunto: instalar ou não instalar o navegador?

Se pensou em instalar, então, antes de baixar a nova versão do navegador, deve verificar os links seguintes:

Centro de compatibilidade dos extras – verifique se os add-ons que utiliza são compatíveis com esta nova versão, antes de fazer o download. É importante que saiba se deseja realmente obter as novas funções, mas ainda mais importante se essas funções são mais importantes que as dos add-ons que você tem instalados. Porque, caso existam add-ons que são imprescindíveis para si, que não têm compatibilidade com a versão 3.5 do Firefox, então pense bem o que será melhor para a sua navegação. Caso esteja a verde, então quer dizer que o add-on é compatível. Um add-on muito usado é o Tab Mix Plus, que não é mais compatível.

Top 10 funcionalidades da versão 3.5 – confira as melhores das novas funcionalidades da nova versão do navegador.

Worldwide Firefox Downloads – saiba quantos downloads do software estão a ser realizados em todo o mundo, em tempo real.

Fazer os complementos funcionar – originalmente escrito para o Firefox 3.0 Beta, este método pode fazer com que, caso esteja disposto a trabalhar com eventuais erros que possam ocorrer, consiga forçar a compatibilidade das extensões que utiliza, e que já fazem parte do seu dia-a-dia, que estão agora incompatíveis com a nova versão do Firefox.

Desabilitar “Tab tearing” – se esta característica faz com que tenha uma navegação pior, devido aos errados movimentos do rato, então descubra como a desabilitar.

Vista geral sobre o Firefox 3.5 – vídeo em inglês que, com a nova versão, pode ser visualizado no navegador, sem recorrer a Flash ou ser descarregado para o PC; explica as principais melhoras realizadas no browser.


A seguir, seguem também algumas dicas e truques.

Copiar texto automaticamente para a área de transferência ao seleccionar

Hoje em dia passamos imenso tempo ao computador, e muito desse tempo é gasto desnecessariamente em pequenas acções, como o “Copiar” e “Colar”, ou até mesmo tendo que clicar nos atalhos Ctrl + C e Ctrl + V.

A extensão AutoCopy copia automaticamente para a área de transferência qualquer texto que você escolher, e permite que você o cole com um clique noutro local dentro do Firefox: basta seleccionar o texto e ele será copiado imediatamente.

Atenção: o add-on é incompatível com a versão 3.5 final.

É um sistema semelhante ao que ocorre no Linux ou mIRC. Quantas vezes prefere o mIRC ao Java só por essa funcionalidade? No mIRC, o texto é copiado automaticamente quando seleccionado; no Java o texto seleccionado é aberto numa nova janela, e daí teria que copiar e depois colar.

  • Clique aqui para fazer o download do add-on.
  • Depois, clique no novo ícone que aparece agora na barra de status, e escolha “Opções/Options”.
  • Escolha “Paste on Middle Click”, como aparece na imagem.
  • E pronto! Depois de se habituar à função, não vai poder viver sem ela.


Carregar o Firefox mais rapidamente

Instale o Firefox Preloader, disponível apenas para o Windows, clicando aqui. Atenção: este programa pode fazer com que não abra as suas abas abertas quando fechou o navegador.

Pode também modificar as opções do Mozilla, que vêm definidas para quem usa internet discada, e hoje já poucas pessoas recorrem a esse meio. Para carregar as páginas mais rapidamente, entre em “about:config”, depois “Serei cuidadoso, prometo!” e procure por (onde diz “Filtro”):

  • network.http.pipelining e modifique para “true”;
  • network.http.proxy.pipelininge modifique para “true”;
  • network.http.pipelining.maxrequestse modifique para “30”.

Reinicie o seu Firefox.


Ler conteúdos em páginas Web mais tarde

Todos nós nos deparamos com sites que contêm informações úteis, notícias e tutoriais. Por azar, naquele momento, normalmente no trabalho não podemos ler tudo na íntegra, ou até mesmo poder cumprir o tutorial, dando um exemplo. E daí, enviaríamos para o nosso e-mail, para ler depois. Mas as mensagens eram perdidas no meio de tanta confusão.

Eu mesmo tenho uma pasta para links para ler que já ocuparia, se ainda os tivesse no ambiente de trabalho, no mínimo, uns três. Isto porque eu tento ler três ou quatro diariamente, mas acrescento mais 10 a cada dia. Ou seja, crescendo 6 a cada dia que passa. Até que por vezes, perdemos os links, e nem sabemos onde estão.

Os meus problemas foram, em parte resolvidos. Não que seja algo de sonho, mas a extensão, que ainda só vai numa versão inferior à 1.0, revela-se um tanto ou quanto útil para quem sofre deste tipo de problemas. A extensão para Firefox Read It Later permite que possamos adicionar uma página a uma lista para ler. Quando estiver lida, basta clicar num ícone. Deste modo, evitamos criar inúmeros atalhos ou adicionar nos favoritos. Assim, conseguimos fazer uma melhor navegação nos Favoritos, com realmente páginas que não têm só um link de conteúdo para ler, mas que podemos ler todos os dias, e daquelas em que já temos “confiança”.

Se tem uma página personalizada, como Pageflakes, iGoogle, ou frequenta diariamente (ou com outro período que seja de diferença de curto espaço de tempo) sites semelhantes para notícias, por exemplo, como G1, Folha Online, IOL, e/ou outros, pode guardar todos os links que considere interessantes. Depois, basta iniciar a ler, sem interrupções! Algo que poupa muito tempo, sem dúvida.



É possível modificar, através do ID e senha, a nossa lista, estejamos onde estivermos. É essa uma das principais razões que torna o Read It Later único e útil. E não é só! Através do iPhone, é possível aceder também, basta usar o iTunes. E claro, é compatível com a versão 3.5. Aliás, esta extensão é mesmo muito recente, e que eu recomendo vivamente. Rimei!


Consiga mais espaço para visualizar páginas

Nem todos se habituam ao espaço máximo de que podemos usufruir, por ser pouco prático: clicando em F11.

Então, podem adoptar-se outras formas de se reduzir o espaço da barra: clique em “Ver e passe o rato por cima de “Barras de ferramentas”. Agora existem dois modos:

Poderá excluir a barra de favoritos, bastando desmarcar essa opção.

E poderá utilizar ícones mais pequenos, economizando o espaço. Para isso, clique em “Personalizar…” e escolha a opção “Ícones pequenos”.


Veja as imagens como elas realmente são

Já tinha dado esta dica, num post anterior, e volto a repetir: se preferiu não usar a última versão do Firefox, que mostra as imagens como realmente são, então pode fazê-lo com uma versão anterior. Com isto, tenha em atenção que reduzirá a velocidade entre 10% a 15%, com o benefício de imagens com melhor qualidade.

  • Aceda “about:config” e clique em “Serei cuidadoso, prometo!”
  • Procure por “gfx.color_management.enabled
  • Altere para “true


Use os atalhos do Firefox

Uma maneira útil de aumentar a velocidade de navegação é perder menos tempo com movimentos de rato gigantescos, clicando somente em teclas, ou, nalguns casos, em partes específicas do rato. Confira na lista que atalhos poderá utilizar:

  • Barra de espaços: descer na página
  • Shift + Barra de espaços: subir na página
  • Ctrl + T: abrir uma nova aba
  • Ctrl + F: procurar
  • Ctrl + W: fechar a aba actual
  • Ctrl + “+” ou Ctrl + “=” ou Ctrl + scroll para baixo: aumentar o tamanho do texto
  • Ctrl + “-“ou Ctrl + scroll para cima: diminuir o tamanho do texto
  • Ctrl + L: vai à barra de endereços
  • F5: actualizar a página actual
  • Alt + Home: carregar a página inicial
  • Ctrl + D: adicionar a página aos favoritos
  • Ctrl + Tab: seleccionar a próxima aba à direita
  • Ctrl + Shift + Tab: seleccionar a próxima aba à esquerda
  • Ctrl + 1 a 9: abrir a aba correspondente ao número digitado
  • Botão central do rato num link: abrir o link numa nova aba
  • Botão central do rato na aba: fechar aba.
  • Shift + scroll para baixo: voltar à página anterior