2 de julho de 2009

Ninguém pára a crise

Top 10 funcionalidades da versão 3.5 do Firefox

O Firefox 3.5 é uma actualização muito importante para o popular código-fonte das páginas; veja quais os recursos, correcções, e outras novas ferramentas. Creio que valha a pena ficar ansioso para o próximo grande lançamento, que, espero, ser a versão 4.0, que de preferência vá ao encontro do que o utilizador necessita, e que inclua algo que ainda não exista. Sem ficar a copiar outros navegadores recentes, que fizeram o que acabei de sugerir: inserir no navegador algo totalmente novo, que ainda não está em circulação.

Irei começar a lista pelo fim, para que fique mais entusiasmado progressivamente. Não concorda que é melhor?


10. Reabrir janela fechada acidentalmente

No Firefox 3 utilizávamos a extensão Tab Mix Plus para reabrir as abas fechadas acidentalmente. Infelizmente, este add-on já não é compatível com a nova versão. Contudo, não se preocupe: basta apenas pressionar Ctrl + Shift + T para que a aba seja reaberta, e mais, no local onde estava fechada. A extensão possuía apenas um pouco mais de controlo, mas a versão 3.5 realiza o mais importante.

As novidades não se ficam por aqui. Se, com ainda mais azar, fechou uma janela cheia de abas, é agora, com uma nova funcionalidade, possível reabri-la. O Firefox consegue restaurar tanto abas como janelas no “Histórico”. Além disso, será possível recuperar o texto digitado, pelo que eu testei. Contudo, dependendo das formatações e sites utilizados, a formatação já dependerá. Por exemplo, no meu caso, ao escrever na caixa de texto do Blogger, consegui recuperar a formatação “bold”, mas não o itálico nem as cores no texto.


9. Esquecer este site

Ferramentas como o limpador de Histórico ou o modo de Navegação Privativa são óptimos, mas por vezes seria óptimo conseguir limpar cada histórico em si, ou seja, apagar cada página dos registos, porque poderemos querer manter outras páginas em si e não aquelas. Deste modo, poderá ser mais rápido navegar na sua “personalizada” barra de resultados, principalmente se esta é uma das opções que mais usa para navegar.

O Firefox 3.5 oferece uma opção para “esquecer este site”, apagando dos registos do navegador determinados domínios. Ou seja, não necessitará de apagar cada subdomínio.


8. Tab Tearing

Google Chrome e o Safari já possuíam esta função: arrastar as abas para fora da barra de abas para que estas se abram numa nova janela, e saiam da janela anterior. Se quiser pode optar, e em vez de arrastar poderá usar o botão direito do rato. Veja o vídeo, em http://vimeo.com/2262995


7. Filtrar páginas visitadas por palavras-chave

Quando está a digitar um site, aparecem-lhe alguns resultados semelhantes, em forma de lista, das páginas visitadas anteriormente, para lhe poupar tempo. Há agora a possibilidade de organizar e ordenar essa lista com os filtros adicionados. Pode usar, para apenas mostrar resultados de sites que sejam seus favoritos com uma palavra específica, após a palavra, um *, deixando espaço. Isto exclui os outros sites, que não sejam seus favoritos. Para todos os resultados, incluindo os favoritos, em vez de * coloque #.


6. Restauro mais inteligente

Se o Firefox trava e você terá que recuperar todas as abas, não faz sentido abrir também a aba que causou que você tivesse que fechar o navegador. Por isso, os desenvolvedores transformaram a sessão de restauro também numa ferramenta de recuperação para esses casos, permitindo que os usuários seleccionem quais as abas específicas a abrir. Se você não sabe qual a aba que causa o problema, então dou-lhe a dica: normalmente, a causa está numa página que contenha Flash.


5. Modo de navegação privativa

Pode ser chamado de “Modo pornográfico”, por poder ser usado para que, quando se está nesse tipo de sites, não sejam efectuados registos. Mas “nem só de pão vive o homem”, e existem mais situações úteis, e que agora ficam mais seguras. Como compras na Internet, aceder ao e-mail ou realizar pagamentos em casa de amigos, entre outros. Nalgumas das pesquisas, é também boa ideia não recolher cookies no computador. Para activar, deverá ir a “Ferramentas” e depois “Iniciar navegação privada”, ou clicar simultaneamente em Ctrl + Shift + P.


4. Melhoria na visualização de imagens

Existem diferentes câmaras, monitores, dispositivos de captura, e definições de cores diferentes. Isto faz como que as imagens fiquem menos dinâmicas, tendo sempre a mesma aparência, porque, na verdade, são optimizadas para satisfazer as necessidades de cada navegador. Esta nova versão introduz isso mesmo, cores mais dinâmicas, conforme os pergis das imagens, ou seja, você vê as fotografias e trabalhos gráficos na Web conforme foram realizados, isto é, do mesmo modo que o designer ou fotógrafo os viam ao realizarem ou melhorarem as suas imagens.

Se não vai instalar o programa, e está disposto a reduzir a velocidade entre 10% a 15%, então poderá também disfrutar desta funcionalidade com uma versão anterior do Firefox.

  • Aceda “about:config” e clique em “Serei cuidadoso, prometo!”
  • Procure por “gfx.color_management.enabled
  • Altere para “true


3. JavaScript

Há meses atrás, a Mozilla havia anunciado o ainda em desenvolvimento Trace Monkey, que é “20 a 40 vezes” mais rápido que o SpiderMonkey, instalado na versão anterior, Firefox 3.0. Algo para melhorar um pouco a velocidade da Internet. Confira na imagem quantas vezes ficou mais rápido.


2. Geo-localização

Ao pesquisar “correios” num mapa do site, não deverá, provavelmente, procurar a sede dos correios do Brasil ou Angola. Para isso, através do Google Wi-Fi e as informações do endereço de IP, é possível saber a sua localização e deste modo ser mais fácil e rápido encontrar o que deseja realmente procurar.


1. Vídeos com HTML 5

Se você estiver a visualizar uma página codificada em HTML 5 com um vídeo em formato de fonte aberta, como o Ogg Vorbis e Theora, o Firefox 3.5 trata esse vídeo apenas como uma parte da página, não o separa juntamente com os outros conteúdos em Flash. Isso quer dizer que poderá comentar instantaneamente no vídeo. Isto é de um modo geral apenas um passo em frente numa promissora e harmoniosa fusão de vídeo e texto, na futura Web.


Top10 originalmente criado em inglês por Kevin Purdy.

Tenho pena do cão

Há lugar para todos!

Dia-a-dia do macho de respeito



Insira no seu blog, site ou fórum:

Tudo se consegue com persistência



Insira no seu blog, site ou fórum:

Ricos e pobres

Todos fazem o que se segue. O problema é o nome que damos, dependendo se é rico ou pobre...

Rico com uniforme: Coronel.
Pobre com uniforme: Porteiro.

Rico com pistola: Precavido.
Pobre com pistola: Assaltante.

Rico com unhas pintadas: Play Boy.
Pobre com unhas pintadas: Gay.

Rico com maleta: Executivo.
Pobre com maleta: Traficante.

Rico com chofer: Milionário.
Pobre com chofer: Preso.

Rico com sandálias: Turista.
Pobre com sandálias: Mendigo.

Rico que come muito: Bem alimentado.
Pobre que come muito: Esfomeado.

Rico na mesa de bilhar: Elegante.
Pobre na mesa de bilhar: Jogador.

Rico lendo jornal: Intelectual.
Pobre lendo jornal: Desempregado.

Rico se coçando: Alérgico.
Pobre se coçando: Sarnento.

Rico correndo: Esportista.
Pobre correndo: Ladrão.

Rico vestido de branco: Doutor.
Pobre vestido de branco: Macumbeiro.

Rico em um puteiro: Buscando uma aventura.
Pobre em um puteiro: Buscando a esposa…


Encontrei no MakacoLoko.

Cópia do G1 publica notícia falsa da morte de Lady Gaga

O G1 foi plagiado. Circula agora na Internet a notícia falsa sobre o suicídio que Lady Gaga teria cometido, após saber que Michael Jackson havia morrido. Esta notícia não é verídica, e nenhum outro site aponta para que tal tivesse acontecido.


É também importante estar atento, visto que como cópia, o site poderá ser fonte de vírus.

EDITADO: O site, http://www.blogah.co.cc/ já foi eliminado. Contudo, deve ser um alerta para observar sempre o link dos sites. Neste caso, o do G1 é sempre http://g1.globo.com/.