16 de julho de 2009

A fila das obsolvições

Você não irá ler até ao fim - Semana BING!


“Outra funcionalidade é a auto-execução de vídeos ao passar com o rato na imagem dos resultados.” Foi algo assim que li algures. Onde se encontra essa opção? Talvez os responsáveis pela ferramenta de buscas ainda só tenham pensado em fazer isso, visto que, com tanta auto-confiança, e lançando produtos para o mercado ainda pré-fabricados, isso é algo que não me espanta.

Mike Hurt, o vice-presidente da comScore, afirmou: “Parece realmente que o Bing continua gerando interesse nos internautas pela segunda semana consecutiva. Estes dados primários reflectem uma tendência de crescimento contínuo, pelo menos pelas próximas semanas”. Parece que se enganou. Logo na segunda semana, o Bing desceu. Algo que não me espanta.

Era cedo demais para alguém acreditar que o crescimento no mercado se iria estabilizar, mantendo-se nestes valores. Ignorando os factos e a realidade, há quem acredite mesmo que poderemos, dentro de poucos meses, ter um produto com tanta presença no mercado como o Google. Para mim, isto é pouco provável, visto que nada mudou no Bing, praticamente, a não ser a busca de imagens, que, por si só, e sem formar um todo num conjunto de boas funções, de nada lhe valerá.

Nada é definido. Por isso mesmo, há sempre esperança. E visto que o Bing conseguiu alcançar 3% no mercado em tão pouco tempo (que, continuo a pensar que foi devido a uma estreia do serviço retardada), não podemos excluir nenhuma hipótese.

Ainda outra das funções foi a pesquisa por categoria e o menu lateral, que poupam tempo ao utilizador. Algo que, me parece, ainda sub-explorado.