24 de setembro de 2009

Conversa de quem não cumpriu sonhos

“Comigo, o Jornal de Sexta nunca teria existido”

Para tentar pagar a sua grande dívida, que já fiz questão de apresentar várias vezes, pois considero-a um dos elementos-chave para que se conduza à verdade do que se sucedeu, o grupo espanhol tenta, a todo o custo, desfazer-se da sua parte ou todo da empresa detentora da TVI, a Media Capital. Isso é do conhecimento de todos.

Tal como o estilo reconhecido de Manuela Moura Guedes… Contudo, Miguel Pais do Amaral, o ex-presidente da Media Capital, considerou que “o timing e a forma como a decisão foi tomada e comunicada foram muito maus”.

Pais do Amaral atribui assim a culpa à PRISA, que, segundo entendemos pelas suas palavras, escolheu o tempo errado para tomar essa decisão. Ele que era o presidente da empresa do grupo, deve conhecer os espanhóis muito bem… Quantas reuniões não terão tido para tentar reduzir custos, quais a PRISA não pode sequer suportar, vendo-se obrigada a desfazer-se de tudo da ex-empresa de Amaral?

O limite está a chegar… então passaram da comunicação para acção. E com tanto desespero, deixaram evidentes todas as provas e motivos para que se descubram que são os principais culpados pelo sucedido.

O gestor entrevistado explicou que a decisão deveria ser comunicada pelo director de informação, e não pela administração.

"Não entendo como só agora surge esta decisão. Aquele jornal excedia tudo o que era possível dos limites do aceitável e muita gente estava à espera que isto acontecesse mais cedo do que mais tarde”, disse.

Bem, eu considero que investigar tudo ao máximo, sem ter qualquer influência partidária, pelo menos socialista, é muito bom. O espectador tem direito à verdade. E se não quer a verdade, muda de canal.

À Lusa, afirmou que se ele continuasse na empresa, o Jornal de Sexta “nunca teria existido”. O ex-administrador admite que o problema não foi o fim, mas sim o início do programa. Considera-a “uma situação anómala e inconcebível”. Além disso, explicou também que esta suspensão deve ser analisada quanto à forma e quanto ao conteúdo.