3 de julho de 2009

Agradecimentos...

Desabilitar “Tab Tearing” no Firefox

Nesta nova versão há uma boa funcionalidade: “Tab tearing”. Esta características permite-nos arrastar abas mais facilmente e numa nova janela. É muito boa, mas porque não desactivá-la? O programa não nos dá essa opção. Contudo, há um add-on que o faz. Mas tenha atenção: apenas funciona para as versões RC da versão 3.5, ou seja, não funciona na versão 3.5 final.

Aceda https://addons.mozilla.org/pt-PT/firefox/addon/12276 e baixe o add-on.

Nas opções dele, escolha a opção “Disable detach tab” e clique em OK. E pronto. Em princípio, a mudança deverá ser imediata. Se tal não ocorrer, reinicie o Firefox. Funcionou?


Existem outros complementos que na minha opinião aperfeiçoam a navegação nas abas, principalmente para quem gosta de personalizar realmente o seu navegador.

Se pensou algum dia em adicionar esta ou aquela função útil às abas, para as organizar melhor, então talvez esteja interessado nos próximos complementos que lhe apresento, que oferecem melhorias e utilidades alternativas a esta função em abas, que agora todos os navegadores possuem, na sua versão mais recente.

Um complemento útil, e que acrescenta pouco àquilo que o Firefox já nos oferece é o Reload Tab On Double-Click. Este complemento, não compatível com o Firefox 3.5, actualiza a página clicando duplamente na aba devida.

O Duplicate Tab permite que se duplique uma aba que esteja aberta, tal como o seu histórico de navegação, sendo possível a navegação para avançar ou recuar no histórico. Outra função é a unificação de janelas, quando tiver várias abertas. Incompatível com a versão 3.5 do Firefox.

Outro complemento com uma função interessante, similar ao sistema de miniaturas do Windows Vista é uma visualização do conteúdo ao passar o rato por cima de qualquer uma das abas que estiverem abertas na janela. Creio que seja apenas disponível para Windows. Não testado em Linux, Mac, Windows 7. Compatível com a versão 3.5 final. Para adicionar ao Firefox, clique em Tab Preview 1.1.

Existem também duas funcionalidades para os mais atarefados e desorganizados, como eu: SplitBrowser e Tree Style Tab. A imagem ao lado demonstra o funcionamento de ambos em conjunto. Enquanto que o Split Browser permite dividir a janela do navegador, de forma que duas ou mais páginas sejam exibidas em uma mesma janela, o Tree Style Tab organiza as abas conforme um menu hierárquico. Você escolhe em que posições ficam, quais as abas-mãe, as abas-filhas, e muito mais. E não se preocupe: ao fechar a aba-mãe, as abas-filhas não se fecham! Ambos são compatíveis com o Firefox 3.5.