11 de julho de 2009

O diabo está mais próximo do que se julga

As passwords serão os ouvidos no futuro

Avanços na biometria podem levar a sistemas de segurança que se baseiam nas características individuais das orelhas de cada um de nós, havendo uma equipa de especialistas a estudar a forma como os nossos ouvidos são capazes de produzir sons.

Observando o perfil destes sons, é possível distinguir a pessoa é homem ou mulher, ou até mesmo detalhar a sua etnia. Se os avanços na biometria concluírem que cada indivíduo produz um som único, será uma questão de se associar este som a, por exemplo, uma conta bancária para permitir o acesso via telefone.

Este sistema funcionaria do seguinte modo: o cliente ouve os sons emitidos pelo banco, ao telefone e há reacção do seu ouvido, que emitirá os seus próprios sons. Esta resposta daria ou não acesso à conta.

Stephen Beeby está a estudar o funcionamento do ouvido interno humano e como este produz sons. É um engenheiro da Universidade de Southampton, no Reino Unido, que segue os grandes e reveladores passos que já foram descobertos. Os ouvidos não somente captam como emitem ruídos. As células capilares de cada um produzem estes sons, que são conhecidos como as emissões otoacústicas, ou OAE - otoacoustic emissions.

Contudo, para captar estes sons são necessários microfones supersensíveis. Veremos o que acontecerá num futuro próximo. Eu fico à espera. E você?