7 de setembro de 2009

A dois

A suspensão do "Jornal Nacional de 6ª"

A população portuguesa já sabe o que aconteceu. No Brasil a notícia não foi tão difundida, por isso considero necessário resumir um pouco a situação.

O "Jornal Nacional de 6ª feira" é transmitido pela TVI (ou era...) pela jornalista Manuela Moura Guedes, desde cedo pivô considerada profissional e polémica. Devido à sua irreverência, principalmente com casos como o Freeport, que acusavam o primeiro ministro português de estar envolvido no caso, apresentando sempre provas concretas do que afirmava.

No entanto, a opinião pessoal era muitas vezes misturada com a notícia, o que fez o primeiro-ministro avançar com um caso jurídico a três dos jornalistas responsáveis pelo formato.

Ocorreram também recentemente mudanças na estação, cujo director geral foi afastado. É de realçar que o ex-director geral da TVI, José Eduardo Moniz, é casado com a jornalista em questão, Manuela Moura Guedes. Ele defendia a continuação do programa, e julgo que também tenha sido o responsável para que ela voltasse à televisão, de onde foi afastada pela sua grande polémica envolvente. Retiro efectuado quando a PRISA comprou o grupo ao qual pertencia o canal, em Novembro de 2005. Este afastamento dos ecrãs foi imposto pelos espanhóis, e durou de 16 de Dezembro de 2005 a 9 de Maio de 2008.

Manuela Moura Guedes era também a subdirectora de informação do canal televisivo. Outra grande polémica foi uma discussão em directo com o presidente do Bastonário da Ordem dos Advogados, Marinho Pinto. Também devido às suas grandes polémicas, quando ela apresenta os jornais, estes parecem subir as audiências. Aliás, o "Jornal Nacional de 6ª feira" conta com uma média de mais de um milhão de espectadores.

A partir daqui as opiniões dividem-se. Há quem acredite que a informação da TVI seja apenas "fantochada", outros acreditam que é fidedigna. Sinceramente desde que apresentem provas do que noticiam, eu acredito na informação. E desde sempre as notícias mostraram fontes e provas. Se são forjadas, já não posso afirmar, mas espero que não.

Também espero que o programa não tenha sido realmente suspenso, porque é um destaque semanal das notícias, com sondagens, reportagens e outras informações que considero impertinentes. Se o formato acabar, "no sentido de homogeneizar o jornalismo de qualidade da TVI ao longo da semana", então será um retrocesso na televisão portuguesa, que deveria apostar mais em debates, informação leal e conteúdos acima de tudo verdadeiros.

Continuo quarta-feira com novidades, amanhã não perca a última edição de "A verdade acima de tudo"...

Curioso... Edição 8


EDIÇÃO 8 - 03 de Setembro de 2009

Foi encontrada uma carteira de couro azul roubada há 27 anos a Ruth Bendik, que tem agora 69 anos, enquanto assistia a famosa Maratona de Nova York, por um jardineiro do Central Park, de 32 anos, dentro de um tronco de árvore morta que cortava.

Ainda estavam na carteira dois cartões de crédito de bancos que já não existem e o cartão de estudante, apenas tinham sido levados 20 dólares em dinheiro: o ladrão só não tinha ficado com uma moeda de um centavo de dólar. Depois do roubo, colocou a carteira dentro do tronco da árvore.