12 de outubro de 2009

Prova cancelada... Palhaçada! Palhaçada!

A casa de Jackson [1]

Se realiza várias tarefas em simultâneo, é incapaz de ignorar irrelevâncias



A última conclusão dos cientistas da Universidade de Stanford foi realmente uma surpresa nos últimos tempos foi a de que as pessoas que costumam realizar várias tarefas ao mesmo tempo são, efectivamente, as piores a fazê-lo.

As pessoas que habitualmente se dedicam a várias tarefas ao mesmo tempo distraem-se muito facilmente, sendo deste modo menos hábeis para ignorar informações que sejam irrelevantes quando realizam uma tarefa diferente, em certa ocasião.

Para este estudo, foram envolvidos 262 estudantes universitários, que foram posteriormente divididos em grupos que variavam de acordo com o nível de concentração. Aqueles que possuíam grande concentração não obtiveram uma pontuação tão boa quanto os restantes, afirmou Clifford Nass, professor do Departamento de Comunicação da Universidade.

Para o teste, foram mostrados aos estudantes rectângulos vermelhos e azuis, que depois desapareceriam e voltariam. A questão que lhe era colocada estava relacionada com a posição dos rectângulos vermelhos, o que exigia que os azuis fossem ignorados.

No entanto, apenas os resultados são visíveis, visto que várias questões foram colocadas no ar, às quais ainda não obtiveram resposta.

Há, com este estudo, agora vários pontos a que podemos chamar de 'fracos' a serem explorados, visto que cada vez é mais frequente realizarmos várias tarefas ao mesmo tempo. Factor que já levou a imensos acidentes rodoviários, dos quais já existem leis em vigor.

Por exemplo, com esta descoberta, publicitários e advogados podem, com certas pessoas, tentar usar informações irrelevantes para mudar as suas decisões...

Elefante tarado