5 de setembro de 2009

Os jogos de vídeo mudaram o mundo

Três grandes mitos sobre a diabetes

A doença, ao que me parece, ainda é vista com “maus olhos” por quem não tem informação suficiente. Aliás, existem muitos mitos sobre esta doença, e escolhi três, aqueles que acho que são os maiores mitos criados.

Baseando-me em pesquisas sobre o que explicaram especialistas, vou comentar as seguintes frases, os nossos três mitos sobre esta doença.


“O açúcar provoca diabetes”
Este é um grande mito. A diabetes divide-se em dois tipos: tipo 1 e tipo 2.
Em cada um dos tipos, há certas causas que levam ao aparecimento da doença: no tipo 1, a causa são normalmente factores genéticos (daí a maior probabilidade de se ser diabético quando se tem alguém na família que também é), juntamente com os factores ambientais; enquanto que no tipo 2, a combinação é um pouco diferente, sendo que é o próprio estilo de vida, e aqui entra sim alguma percentagem da alimentação desregulada, juntamente com os factores genéticos.
Os diabéticos devem controlar o açúcar, principalmente quando é ingerido em grandes quantidades, mas podem ingeri-lo em quantidades moderadas.


“Diabéticos têm que ter alimentação especial, sem comer chocolates nem doces”
São os especialistas a controlar as refeições das pessoas com diabetes, e estas devem comer saudavelmente, mas não são as únicas. Todos devemos comer saudavelmente, o problema é que, na maioria das vezes, só nos preocupados quando é tarde demais, e somos obrigados a tal.
Existem sim algumas regras dietéticas comuns, muitas vezes aplicadas, que se baseiam na restrição de gorduras saturadas, e numa dieta rica em alimentos com cereais integrais e fibras.
Por vezes, os diabéticos podem comer pequenas quantidades de chocolates e doces, ocasionalmente, mas devem igualmente estar inseridos num plano de alimentação saudável e exercício físico, realizado por especialistas.


“A diabetes é contagiosa”
Vou começar com uma frase do Dr. Josivan Lima, antes de mais: “As doenças contagiosas são as doenças infecciosas, onde há um agente etiológico definido. Caracterizam-se pela transmissão desse agente de uma pessoa para outra através de um meio de contacto”. Isto quer dizer que as doenças só são contagiosas quando há algum vírus, alguma bactéria na causa da doença, o que não é o caso.
No tipo 1, sendo mais específico, há uma reacção do nosso próprio organismo que destrói as células que produzem insulina. No tipo 2, ganha-se massa gorda, principalmente no abdómen, o que faz com que não haja uma produção adequada de insulina.
Isto quer dizer que contactar ou conviver com pessoas portadoras da doença não levam ao desenvolvimento de diabetes.