9 de setembro de 2009

O problema da superpupolação mundial

José Sócrates isenta a culpa na suspensão do Jornal da TVI

A informação da RTP tem-se mostrado, ou pelo menos aparentemente, verdadeira. Mas até que ponto? Sendo uma estação pública, poderá ter certas ordens do governo. Já na SIC, tem boas reportagens e fica-se por aí, com uma informação mais fraquita, a meu ver, que os concorrentes. No entanto, talvez para compensar, a SIC Notícias, líder do cabo, parece apostar mais em debates, opiniões, comentários, informação mais aprofundada. Talvez seja com o pensamento que nas televisões generalistas não se deve aprofundar realmente um caso que a SIC tenha desfalecido no ramo.

Há quem considere uma "ditadura", também imposta, directa ou indirectamente, pelo governo, mais propriamente por José Sócrates, primeiro ministro nacional.

Depois do que aconteceu, a direcção de Informação da TVI demitiu-se, na quinta-feira. O director, João Maia Abreu, e os subdirectores, Manuela Moura Guedes e Mário Moura, apresentaram a sua demissão na sequência do ocorrido.

Segundo confissões ao JN, a administração comunicou ao João Maia Abreu que o "iriam acabar com o noticiário das sextas-feiras". Contudo, seria difícil abandonem a TVI:
Manuela esclarece que se trata apenas "de uma demissão do cargo".

José Sócrates já afirmou publicamente que “esta decisão no interior da empresa Media Capital [detentora da TVI, e comprada pela Prisa], e da sua exclusiva responsabilidade” e que “nem eu, nem o governo, nem o Partido Socialista [PS, partido actual do estado] tiveram algo a ver com a decisão”. Ninguém “a [TVI] procurou influenciar, por isso é absolutamente injusto” que as acusações tenham sido efectuadas, segundo ele. Atribui também culpa a Paulo Portas, presidente do CDS-PP, supostamente quem o acusou indirectamente, de ter tentado influenciar que Marcelo Rebelo de Sousa a sair da TVI, durante o seu governo.

Além disso, o presidente, que se considera uma personagem atacada pelo dito jornal ao qual se defendeu "com lealdade", espera que o seu partido não saia prejudicado pela empresa ter tomado esta decisão a semanas das eleições legislativas.

Marcelo Rebelo de Sousa que também comentou o que se passou, mas isso fica para sexta-feira. Amanhã é dia de “Pérola do Orkut”.

Até lá, caso queira, assista ao vídeo em que José Sócrates isenta a sua culpa, do seu partido e do governo, perante a decisão aqui.

Cenas quentes - 100º lugar

Christina Ricci em Black Snake Moan (2007)


Duração: 20 segundos