25 de setembro de 2009

Troglodita subiu aos céus

Família usa urina para atrair cão perdido

Já faz mais de dois meses que família Baltesz tinha perdido o cão de família, Simon, de 10 anos. Para que este soubesse regressar a casa, foi espalhada urina dos elementos da família nas ruas da cidade pela família, mas esta acabou advertida pela autoridade municipal.

Esta família de Clifton, no sudoeste da Grã-Bretanha, tentou atrair, com a urina, o labrador até casa, através de dois rastos. Todos deram a “sua contribuição”, segundo Louise Baltesz, de 43 anos. Para que o odor não fosse forte, a mulher afirma que a urina “foi muito, muito diluída”.

As críticas surgiram. "Não achamos que essa seja uma boa ideia do ponto de vista sanitário", disse uma porta-voz da autoridade municipal de Bristol, que é responsável pela gestão da cidade de Clifton.

Contudo, a mulher está consciente, ainda que argumente que faça tudo para recuperar o cão. No entanto, a autoridade municipal de Bristol disse que é "improvável" haver medidas contra os integrantes da família.

“É bastante normal fazer isso. Você põe um pouco numa garrafa e completa com água”, disse a mãe. Admitiu também que encontrou a ideia num site dicas para donos de cães perdidos. Uma mulher, que à beira do desespero, foi “forçada a medidas desesperadas”.

Este método não foi bem recebido por um veterinário local: “É uma ideia interessante, mas seria uma surpresa agradável se isso funcionasse”, comenta Ian Wills, do Hospital Veterinário Zetland, em Bristol.

Junto ao rasto de urina, foi colocada comida, para que o cão conseguisse identificar o farejo, mas “seria mais provável que farejasse uma peça de roupa, como um pulôver, a não ser que o dono tivesse um problema de incontinência urinária”, continua o médico.

Métodos mais comuns foram utilizados, como a afixação de cartazes, que já tiveram vários telefonemas de pessoas que afirmam ter visto o cão.