8 de outubro de 2009

Rio de Janeiro festajando...

Executivos do McDonald's servem clientes

Ontem milhares de gravatas foram deixadas de lado para que os executivos do McDonald's pudessem servir os próprios clientes, com o uniforme adequado. O objectivo foi homenagear o fundador, Ray Kroc. Faria 107 anos de nascimento no passado domingo, dia 4 de Outubro.

Internamente, é mesmo chamado o "Dia do Fundador", que ocorre desde 1984 - ano da morte de Kroc -, em que aqueles que trabalham mais com burocracia e estão habituados a ser chefes se inscrevem, a nível mundial, voluntariamente, para servirem os clientes do seu restaurante.

O primeiro McDonald's foi criado em 1955, nos Estados Unidos, mais especificamente em Illinois, por exactamente Kroc. Antes disso, o que se tornou a vir a ser um dos maiores e mais reconhecidos fundadores de sempre, chegou a trabalhar em imóveis, vendedor de copos descartáveis, máquinas de batidos, pianista de jazz e até mesmo motorista de ambulâncias.

Todos os anos, o evento ocorre em cerca de 32 mil restaurantes a nível mundial, dos quais 566 brasileiros e 110 portugueses. O McDonald's criado no centro comercial "Vasco da Gama", na Expo 98, em Lisboa, era, na altura o maior da Europa. No Brasil, é um dos maiores empregadores, constando na lista das cem melhores empresas para se trabalhar no Brasil.

No mundo, é a sexta marca mais valiosa, de acordo com o último estudo da Interbrand.

Como uma gripe muda o mundo