7 de outubro de 2009

Aos 18 anos havia de querer saber algo...

Ataque a contas Hotmail e outros por piratas informáticos

Milhares de palavras-passe, de cerca de 20 mil contas foram publicadas numa página online europeia, por piratas informáticos na Internet, e a Microsoft, segunda-feira, anunciou o bloqueio destas mesmas contas do seu sistema Hotmail, tal como de outros serviços, ainda que de forma minoritária, de modo a não prejudicar os seus usuários, nem clientes. O Google também confirmou a notícia.


Phishing é uma técnica muito utilizada por piratas que consegue, através de software ilícito, ou de modo a extorquir sem o internauta o entender, estas e outras informações. "Fomos informados do facto de que certas palavras passe de clientes do Windows Live Hotmail foram obtidas ilegalmente através de uma técnica de phishing e expostas num site de Internet", indicou a empresa que obtém o serviço.

De entre as inúmeras tácticas utilizadas para conseguir aquela grande base de passwords, foram enviados e-mails fraudulentos, acompanhados de anexos, que prometem fotografias de celebridades nuas ou ligações de páginas a sites legais.

Adiantaram também que "não penetraram nos dados internos da Microsoft", e que tomaram imediatamente "medidas para bloquear o acesso a todas as contas que foram expostas e disponibilizámos recursos para ajudar estes utilizadores a recuperar as suas contas".

A página onde foram publicadas as passwords foi o PasteBin, conhecido por ser uma óptima ferramenta de partilha de códigos, como por exemplo de C++ entre programadores.

Ainda recordaram também que o phishing é um problema à escala mundial e ainda adicionaram alguns conselhos para os internautas.

A notícia do século