1 de agosto de 2009

7 dicas para criar senhas fortes

Muitos utilizadores, incluindo eu, até há pouco tempo, cerca de dois meses, usam a mesma password para diversos jogos, serviços, sites, sistema de comunicação, fóruns, blogs e outros. Ou seja, caso alguém tivesse conhecimento do seu nickname – caso não seja sempre o mesmo – bastava descobrir uma password para ter acesso a parte total ou parcial das suas informações.

Isto torna-se um problema grave porque a cada dia que passa nós poderemos conhecer novos sites, ou seja, novos sites é sinónimo de novas contas. Nem sempre acontece, como blogs. Talvez você nem prefira os blogs. Fóruns e sites, por exemplo. Ou então, os jogos online, com os quais passa algum do seu tempo no emprego?

É verdade… mais um registo, mas a mesma senha. E, supondo que nos inscrevemos num site por dia, já imaginou o que seria ao fim de dois meses? Sessenta contas, uma senha. O problema não se fica só por aqui, porque, quando damos conta que devemos realmente mudar as senhas, deparamo-nos com um problema: que senha escolher? Além disso, iremos decorar 60 senhas? Tem que haver um modo mais fácil.

E existem. Existem vários métodos para possuir a mesma fórmula de senha, de modo a que seja diferente em cada serviço.



1. Cruzar palavras

Por exemplo, se você escolhesse as palavras “escola” e “sofá”, obteria algo como “essocfoála”. Contudo, a sua senha tem um grau fraco. Facilmente será descoberta. Além disso, não há relação com cada tipo de serviço, a não ser que faça algo como “amuytsopcaacrero”, uma mistura de “myspace”, que seria o nome do serviço a utilizar e a palavra escolhida, “autocarro”, no caso. E aí, mudaria a cada serviço. Por exemplo, para “Messenger”, seria “amuetsosceanrgreor”.

Na verdade, por mais longa que a palavra seja, este método, ainda que utilizado com uma palavra-chave e o nome de cada serviço, é de fácil falha. É necessário ter uma senha forte, não muito curta, mas também não muito comprida. Ou você iria conseguir decorar a senha “amuetsosceanrgreor” assim tão facilmente? Demoraria muito tempo, e isso seria com prática, porque nunca que hoje todos guardam as senhas nos computadores particulares, o que facilita que a memória, no momento mais importante, falhe. E a nossa memória é falível. Então… próxima dica!


2. Modificar o nome do serviço

Talvez este seja outro método usado, mas igualmente falível. Por exemplo, para o nome do blog: “É incrível!”, colocaremos em vez de espaço um hífen: “É-incrível!”. E, a partir daí, poderemos ter várias opções. Contudo, nunca se esqueça de que estas são básicas.

Colocando por ordem inversa das letras: !levírcni-É

Retirando as vogais: -ncrvl!

Retirando as consoantes: É-iíe!

Trocando as letras pela letra seguinte: F-jodsjwfm

Trocando as letras pela letra anterior: D-hmbqhudk

Substituindo vogais por números: 3-1ncr1v3l

Mas atenção: desde que você tenha uma fórmula decorada, usando vários destes métodos, poderá realizar boas passwords.

Exemplo: Messenger

1º Colocar as consoantes ímpares em maiúscula: MesSenGer

2º Substituir as vogais por números: M3sS3nG3r

3º Retirar a segunda consoante: M3S3nG3r

4º Retirar a antepenúltima vogal: MS3nG3r

5º Trocar as letras em maiúscula pela letra seguinte: NT3nH3r

6º Trocar as letras em minúscula pela letra anterior: NT3mH3q

7º Inverter a ordem: q3Hm3TN

8º Adicionar um carácter escolhido ocupando o segundo lugar: q-3Hm3TN

9º Adicionar um número escolhido ocupando o quarto e penúltimo lugares: q-35Hm3T8N

Deverá ser muito criativo e arranjar sempre a sua própria fórmula! Desde que a decore, tudo será simples, e, caso se esqueça delas, apenas deverá realizá-la de novo, como na primeira vez: o nome do serviço e aplicação da fórmula.


3. Intercalar nome do serviço com senha forte

Deve escolher uma password forte que seja fixa. Deverá memorizá-la sempre, como memoriza a sua password actual. Vou usar a senha q_W4dl9. Você poderá gerá-la mesmo na Internet, existem geradores próprios, como neste gerador de senhas para o PC.

Como na forma anterior, você deverá ser igualmente criativo. Neste caso, vou usar o Facebook, transformando a palavra noutra, cujos caracteres foram substituídos não pelo seguinte, mas pelo posterior ao seguinte, ou seja, se for A, ficará C, se for D ficará G.

Obti o seguinte resultado: hcegdqqm. Para complicar um pouco, colocarei em minúscula somente os caracteres de ordem par: HcEgDqQm.

Agora vem o mais simples: intercalar as duas senhas - qH_cWE4gdDlq9Qm. Parece simples, e é realmente! Será fácil se você decorar a fórmula, como em todos os outros modos. Além disso, você possui somente uma senha fixa, que é o melhor para a memória.

Também pode escolher um desenho no teclado, como por exemplo para fórmula, escrever o site com as letras ou caracteres que se encontram em cima (ou em baixo) dessas mesmas teclas. Eu uso o teclado português, portanto, ainda continuando com o exemplo do Facebook, o resultado para cada tipo de teclado poderá ser diferente.

F – a tecla que está em cima é, maioritariamente, a letra E

a – a tecla que está em cima é, maioritariamente, a letra q

c – estão duas teclas em cima, precisamente no centro, eu escolherei sempre a tecla da esquerda para todo o caso, por isso escolhi a letra d

e – outro caso de conflito; eu escolhi o número 3

b – novo caso; escolhi a letra g

o – escolhi o número 9

k – a tecla que está em cima é, maioritariamente, a letra i

Para reforçar a segurança da senha, não se esqueça de manter pressionado o shift ou não. Neste caso, obti: Eqd3g9i

Depois, seria apenas misturar com a senha-padrão.

Outros casos, poderão ser a transformação da palavra de diversos modos, como referi no caso em cima.

Se não tiver imaginação, nem usar todo o teclado para descodificar uma senha, use uma palavra, frase longa, porque, como pode ler no artigo Resistência e segurança da senha, “uma senha de 15 caracteres composta somente de letras e números aleatórios é cerca de 33.000 vezes mais forte do que uma senha de 8 caracteres composta de elementos de todo o teclado”.


4. Criar uma fórmula para somente caracteres

Por exemplo, tente lembrar-se da seguinte fórmula: [D][S3][A][N2][P][M][S4]

[D] é o dia de nascimento

[S3] é a terceira letra do serviço

[A] é o seu ano de nascimento

[N2] é a segunda letra do seu nome

[P] é uma palavra à sua escolha

[M] é o mês de nascimento

[S4] é a quarta letra do serviço

Por exemplo, se você:

[D], [A] e [M] – nascesse a 21 de Maio de 1979

[S3] e [S4] – usasse o serviço Yahoo

[N2] – se chamasse João

[P] – escolhesse a palavra México

Teria a password: 21h1979oMéxico5o

Bastava lembrar-se da fórmula e da palavra escolhida!


5. Use um gerador de passwords

Por exemplo, o site em cima apresentado serve. Mas caso prefira um programa offline, pode usar o KeePass, por exemplo. Ele usa uma senha-mestra para bloquear e desbloquear toda a base de dados de passwords, que você poderá guardar. Sim, ele não só gera como guarda as suas passwords.

Além de que a sua criptografia, conforme se pode ler no site, é baseada nos mais avançados algoritmos existentes: AES e Twofish.

Além disso, é grátis.


6. Usufrua do OpenID

Usando o OpenID, a sua única senha será mais protegida, porque é somente guardada no seu provedor de OpenID, ou seja, os sites reconhecem-nos com um sistema de autenticação externa. Devido ao seu pouco uso, é também mais difícil que este sistema fique mais seguro, ainda que seja bem melhor que todos os outros sistemas, como pode ler no link que coloquei.


7. O que deve evitar

  • Sequências de caracteres, como “219219219”.
  • Expressões comuns, como “123456” ou “555555” ou “abcdefg”
  • Sequências do teclado, como “qwerty” ou “asdfgh”
  • Usar somente protectores do tipo i=1 ou o=0 ou e=3
  • Usar o nome de login
  • Palavras que pensa que são pouco comuns
  • Palavras traduzidas, é um erro pensar que os criminosos têm mais dificuldade em encontrar palavras desse tipo

Apresento-vos "o pacote do emprego"

Curiosidade Harry Potter 19

Quais são e onde se encontravam as sete Horcrux?

A primeira a ser destruída com uma presa de Basilisco foi o diário de Tom Riddle, na câmara secreta.

Não se tem informações de como foi conseguido mas, o anel da mãe de Voldemort também era uma das Horcrux e fora destruida com a espada de Gifinória (a mesma que Harry utilizou para vencer o Basilisco na Câmara Secreta).

Em um antigo esconderijo de Voldemort havia um medalhão de Sonserina, que Rony destruiu com a espada de Grifinória.

O Cálice de Hufflepuff, que é encontrado no cofre dos Lestrange em Gringotes e destruído durante a batalha de Hogwarts por Hermione fazendo uso de presas de Basilisco.

O Diadema de Ravenclaw, que se encontrava na Sala Precisa e foi desfeito durante o incêndio que aconteceu.

A cobra Nagini que seguia Voldemort em todas as suas viagens para o fim de a proteger. Ela perdeu a cabeça quando Neville Longbottom utilizou a espada de Grifinória.

E por fim a sétima Horcrux era o próprio Harry Potter. Isso aconteceu por acidente no dia em que sua mãe foi morta e explica as conexões entre as mentes dos dois bruxos. Quando Harry decide se entregar para Voldemort, misteriosamente ele não morre (suponho, eu, que seja pelo fato de que estava em posse das Relíquias da Morte, sendo assim nem mesmo a morte poderia o vencer). Com isso a conexão é quebrada.