12 de setembro de 2009

Espantalho que não espanta

Presidente da Républica comenta e ERC abre processo

Se bem se lembra, como postei ontem, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que neste caso “a liberdade de informação foi claramente questionada”.

Já o Presidente da República Portuguesa, Cavaco Silva, tem esperanças que esta liberdade de informação, tal como a de expressão, não tenham sido postas em causa, cujas, como afirmou, foram “um bem precioso que conquistámos no 25 de Abril e penso que todos os portugueses desejam que seja preservado”.

A administração da TVI tentou apressadamente abafar a polémica que esta suspensão iria causar. Em documento, podia ler-se que “face às especulações que surgiram, relacionadas com as razões que conduziram a uma alteração da grelha de programação da TVI com o objectivo de homogeneizar e reforçar a consistência do Jornal Nacional ao longo de toda a semana, um dos espaços informativos mais importantes da TVI, desejamos manifestar expressamente que o respeito pelos valores da liberdade de expressão e o direito à informação constituem, juntamente com a independência, rigor e profissionalismo, os fundamentos sobre os quais se constrói a identidade da nossa estação e se baseia a qualidade da informação que, a cada dia e ao longo dos últimos quatro anos, a TVI tem oferecido e deseja continuar a oferecer aos portugueses”.

Caso ainda se lembre, também, da mensagem de quarta-feira, e viu o vídeo das declarações de José Sócrates, ele referiu que o seu partido já tinha alertado a ERC, Entidade Reguladora para a Comunicação Social, para que esta investigasse se tudo ocorreu como previsto na lei.

E claro, nisto pelo menos o primeiro-ministro não iria mentir. A poucas semanas das eleições, tem que se preocupar em limpar a imagem rapidamente para não perder votos. Um processo de averiguações à situação na TVI foi aberto imediatamente.

A ERC, em comunicado, afirmou que “perante a situação descrita e a eventual violação de valores com dignidade constitucional, de que é exemplo a liberdade de imprensa, o Conselho Regulador delibera, no âmbito das suas atribuições relativas à defesa do livre exercício do direito à informação e à liberdade de imprensa, a imediata abertura, com carácter de urgência, de um processo de averiguações”. Leia a mensagem aqui.

Será que irá adiantar? Continuará a prevalecer a tese da administração da estação?
Comente! Irei aguardar por mais novidades e prometo que ficará sempre alerta.

Cenas quentes - Explicação


Eu sei que devo pedir desculpa. Ando demasiado atarefado, que só hoje, três dias depois das "Cenas quentes" estrearem é que explicarei no que consiste a rubrica.

Existe uma lista criada por um site na Internet, que brevemente indicarei porque quero explicar-me o mais rapidamente possível, com as 100 cenas mais quentes dos filmes que até agora foram transmitidos.

Eu colocarei semanalmente a duração das cenas, quem a protagonizou, em que filme, o ano de realização, e claro, um vídeo para que possam apreciar.

A rubrica será semanal, mas poderão existir alguns especiais, previamente anunciados.

Peço mais uma vez desculpa,
Diogo