Bing. É esse o nome do novo motor de busca lançado pela Microsoft. A Google desde cedo se mostrou despreocupada, dizendo afirmando algo como: “É mais uma tentativa. A Microsoft fá-las todos os anos.” Será mesmo assim? Bem-vindo à “Semana BING!” do blog “É incrível!”. Todos os artigos por mim postados esta semana, ou pelo menos, os de maior relevância em conteúdo, terão a ver com o Bing.
Uma das apostas da Microsoft foi divulgar o Bing. Sem fazer nada. Os variados blogs encarregaram-se disso. Além disso, foi igualmente usado o Twitter para dar privilégios de uso antecipado a quem seguisse o Bing por este método.
É estranho que ao pesquisar “Bing”, uma página que deveria ser muito aprimorada para que o serviço fosse divulgado dentro do próprio, nos apareçam várias páginas em inglês. Nem me dei ao trabalho de fazer scroll. Aliás, está provado que os únicos resultados relevantes numa página, aqueles que realmente “dão frutos”, são as primeiras quatro respostas. Estava somente testando o serviço. Sim, o Google já domina tanto que, pelo menos aos olhos de quem não usa, ou apenas testou, o Bing não é nada. Afinal, é sempre difícil mudar. E quem está disposto a mudar? Apenas para algo melhor.
Esses resultados em inglês apenas apareceram porque eu digitei www.bing.com e não coloquei o restante. Se pesquisarmos em www.bing.com.br realmente aparecem resultados em português. E daí? Quase nenhum me pareceu relevante. Parece-me óbvio que o Bing deveria possuir um sistema semelhante ao do Google.
Porque, quem não conhece, ou apenas pesquisa por “Bing” noutro motor de busca ou site, deverá subentender ou encontrar resultados que remetam apenas para www.bing.com mas parece que a Microsoft não pensou nisso. Talvez não se preocupe assim tanto com o leitor. Acredita que coloquei isso em causa? É verdade. Parece que a empresa somente quer rivais à sua concorrente. Parece que só quer sucesso. Sucesso à força. Mas sem se preocupar com os visitantes e usuários, de nada lhe servirá. Visitantes não retornarão à página. Usuários depressa se cansarão com as opções restritas deste novo serviço.
Para amanhã, preparei-lhe um mini-desafio.
0 comentários:
Enviar um comentário