A Matemática é uma ciência que ao longo dos temos se foi aprimorando. Nem sempre as teorias eram validadas, porque é rigorosa e precisa. Com tanto estudo, as pessoas começaram a achar que a evolução da mesma não interessava de igual modo a toda a multidão. Por isso, foi cada vez menos o teor prático que os alunos aprendem na escola. Com tantas novas teorias, e o sucesso forçado do Ministério da Educação português, acabou-se por se começar a dar as respostas a tudo. Na minha opinião, não deveria ser assim. No século XXI, as fórmulas a utilizar estão presentes nos testes. Não será facilitismo? Portugal tem mesmo que descolar do fundo à força?
Não me parece que este seja o método adequado. E isto não é só na Matemática. Mas escolhi a Matemática como exemplo. O Euro… só começou há 10 anos, mas nem há tanto tempo é utilizado. Foi mais fácil para mim não pesquisar as moedas de cada altura. Sim, se todos merecem facilitismo, eu mereço facilitismo. Mas se todos o merecem, ninguém o merece, não é verdade?
Em 1955: Um jardineiro vende um conjunto de rosas a 10€. Para produzir essas rosas, ele gasta somente 3/5 do preço de venda. Quanto lucra?
Em 1970: Um jardineiro vende um conjunto de rosas a 10€. Para produzir essas rosas, ele gasta somente 6€. Quanto lucra?
Em 1985: Um jardineiro vende um conjunto de rosas a 10€. Para produzir essas rosas, ele gasta somente 6€. Escolha a opção correcta, que indica o lucro do jardineiro:
[ ] 4€ [ ] 6€ [ ] 8€ [ ] 10€
Em 2000: Um jardineiro vende um conjunto de rosas a 10€. Para produzir essas rosas, ele gasta somente 6€. O lucro é de 4€. Verdadeiro ou falso?
Em 2009: Um jardineiro vende um conjunto de rosas a 10€. Para produzir essas rosas, ele gasta somente 6€. O lucro é de 4€. Quanto lucra o jardineiro?
[ ] 4€ [ ] 6€ [ ] 8€ [ ] 10€
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