20 de junho de 2009

Google Street View ajuda autoridades holandesas


Google Street View é um software de captação e reprodução de imagens criado pelo Google, que coloca em sequência montagens de fotografias tiradas em simultâneo, e rapidamente. Relacionamos este serviço a críticas por invasão de privacidade, e em momentos inoportunos. Aliás, este mesmo software causou grandes polémicas no Reino Unido e Japão.


Desta vez, o motivo de polémica é outro: as autoridades holandesas conseguiram prender dois irmãos gémeos, suspeitos de roubar, a 180 km de Amesterdão, um adolescente em Groningen. Isto foi possível graças à vítima, que conseguiu identificá-los nas imagens capturadas.

Telemóvel e 165 euros, aproximadamente 451 reais, foram roubados pelos gémeos, ao rapaz de 14 anos, em Setembro passado, garante a polícia. Foi ele próprio, em Março, que alertou a polícia, quando encontrou a fotografia do incidente no Google Street View, e reconheceu um dos supostos assaltantes. Após isso, foi enviado um pedido formal ao Google pelos promotores, para que estes tomassem posse das imagens originais, visto que os rostos estavam desfocados, algo propositado, de modo a proteger a identidade das pessoas fotografadas.

Basta agora decidir se os suspeitos vão ser acusados, visto que a identidade não foi revelada.

Este software, desde que foi lançado, datava o ano de 2007, já chegou a mais de cem cidades de Europa. Além disso, também funciona no Japão e nos Estados Unidos.

0 comentários:

:)) ;)) ;;) :D ;) :p :(( :) :( :X =(( :-o :-/ :-* :| 8-} :)] ~x( :-t b-( :-L x( =))

Enviar um comentário